Neste mês de julho é comemorado o Dia Mundial da Alergia. 30% das pessoas são acometidas por algum tipo de alergia. A maioria relacionadas ao sistema respiratório. Entre elas está a rinite alérgica. Por isso, é muito importante manter suas roupas limpas, livres do mofo, fungos, ácaros e bolor nas roupas.
O que causa alergia à roupa na pele? Vários fatores podem ocasionar irritações, vermelhidões e alergias. Alguns tipos de tecidos também podem ser os responsáveis por esse desconforto.
Nosso guarda-roupa é múltiplo e varia em tecidos bem diferentes que vão do algodão ao poliéster, de peças mais coloridas em tons mais claros e escuros e até com pelos. Quando misturados, a sua pele pode reagir de formas diferentes.
Os primeiros sintomas de alergia à roupa são desconforto aparente e coceira seguida de vermelhidão.
Em especial, nas áreas como axilas, cintura, pescoço e virilhas. Para sintomas mais graves, é aconselhável que consulte um médico especialista no assunto.
Você deve não saber mas sua alergia na pele pode ser devido a presença do formaldeído. O nome estranho é dado para um produto químico evitar que os tecidos enruguem e encolham.
É interessante verificar as etiquetas para conferir se a sua peça de roupa saiu de fábrica com esse componente. Em todo caso, a melhor solução é trazê-las até a Lavanderia 60 Minutos mais próxima para lavar e secar em alta temperatura antes de usá-las.
Segundo o cleanipedia, botões, tachinhas, zíperes e até fivela de cinto podem ocasionar vermelhidão na sua pele. Todos esses itens contém níquel, um material que pode causar alergia à roupa.
Provavelmente, sua suposta alergia a tecido, na verdade vem dos seus acessórios que sejam revestidos com níquel e não das roupas.
Sua blusa de lã favorita pode ser o motivo da sua alergia. Para peles sensíveis, o contato direto com a lã causa coceira e vermelhidão. O mais indicado é vestir algo mais leve por baixo dessa peça e também é importante lavá-las antes do seu uso, caso esteja guardada a bastante tempo.
Para se livrar de uma vez só os ácaros, mofo e bolor nas roupas é necessário lavar com sabão e amaciante concentrados e secar em alta temperatura.
Isso é bem simples e super econômico na maior rede de lavanderias self-service do país, basta encontrar a mais próxima de você.
O mesmo vale para sua roupa de inverno que estava guardada ou se você é adepto a compras de peças seminovas nos famosos brechós.
Você sabia que a sua roupa de cama também pode causar alergias se você demorar a lavá-las ou fazer uso de sabão inadequado e não secar corretamente?
Se você ou algum familiar seu acordarem com os olhos avermelhados e coçando, é necessário lavar seus cobertores, fronhas e edredons com sabão e amaciante concentrados, e secar em alta temperatura nas nossas máquinas garantindo uma boa secagem antes de guardar suas roupas de cama.
Está sofrendo de alguma alergia ou conhece alguém com sintomas? Utilize algumas dicas desse post, mas também procure um médico especializado no assunto!
Para isto, vamos te dar algumas recomendações para o seu processo de lavar e secar ser super eficaz:
Se você chegou até o final desse conteúdo e gostou do que aprendeu por aqui. Compartilhe com seus amigos e acompanhe nossas redes sociais!